
A internacionalização da educação pública em Sergipe avança mais uma vez com o lançamento da segunda edição do Programa Sergipe no Mundo, iniciativa do Governo do Estado liderado por Fábio Mitidieri, por meio da Secretaria de Estado da Educação, comandada por Zezinho Sobral. O programa, que agora oferece 100 vagas para alunos do ensino médio da rede estadual, levará estudantes para experiências de intercâmbio em cidades de sete países, como Irlanda, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Espanha e França.
O edital foi publicado nesta quarta-feira, 14 de maio, no portal da Seed (www.seed.se.gov.br), e as inscrições ocorrem de 15 a 22 de maio. A oportunidade é voltada para jovens entre 14 e 17 anos, com bom desempenho escolar (nota mínima de 7,0). Todos os critérios e a documentação exigida estão detalhados no edital. A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, explicou que não é necessário ser fluente em outro idioma para participar. O objetivo do programa é justamente proporcionar imersão e aprendizado linguístico e cultural nos países de destino.


O cronograma prevê a divulgação da lista de inscritos no dia 23 de maio. A análise documental acontecerá entre os dias 26 de maio e 3 de junho, com o resultado preliminar previsto para 13 de junho. Os candidatos habilitados participarão de um sorteio público eletrônico, marcado para o dia 16, com divulgação final no dia 18. Os estudantes selecionados terão todas as despesas custeadas, incluindo documentação gratuita, auxílio pré-embarque de R$ 1.100,00 e uma bolsa de manutenção durante o período no exterior, no valor correspondente a 1.000 vezes a moeda local.
Para Zezinho Sobral, o programa representa muito mais do que uma simples viagem. “O Sergipe no Mundo é uma política pública consolidada, que transforma vidas e amplia horizontes. É uma imersão cultural e educacional que vai além da aprendizagem de uma nova língua. É sobre oferecer aos nossos jovens da rede pública uma experiência única e inesquecível”, destacou o secretário. Já o governador Fábio Mitidieri ressaltou o impacto do programa: “É uma porta aberta para o mundo, um investimento no presente e no futuro desses estudantes.”
Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed

